CFOP

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Qual CFOP devo utilizar na emissão dos meus conhecimentos?

Código fiscal de operações e prestações (CFOP) é utilizada para  definir se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos.

O código deve obrigatoriamente ser indicado em todos os documentos fiscais da empresa, como por exemplo, notas fiscais, conhecimentos de transportes, livros fiscais, arquivos magnéticos e outros exigidos por lei, quando das entradas e saídas de mercadorias e bens e da aquisição de serviços.

Cada código é composto por quatro dígitos, sendo que através do primeiro dígito é possível identificar qual o tipo de operação, se entrada ou saída de mercadorias.

Classificação da CFOP para transportadoras.

Primeiro digito: 5,6 ou 7

5 é utilizado  para quando o transporte ocorre dentro do estado.

6 é utilizado para quando o transporte inicia em um estado e termina em outro.

7  é utilizado para exportação.

 

três últimos dígitos: 351,352,353,357,358,932

351:Serviços de Transporte para outra Transportadora

352: Prestação de serviço estabelecimento Industrial

353: Prestação de serviço estabelecimento comercial

357: Prestação de serviço a não contribuinte

358: Transporte destinado a exportação.

932: Transporte iniciado fora do estado onde a transportadora possui inscrição estadual

 

Exemplos:

Transporte para industria de SP para BA deve se utilizar 6.352;

Transporte para pessoa física de BA para BA deve se utilizar o 5.357

Outro exemplo comum, transportadora é do estado de SP porém vai buscar a mercadoria na BA para entregar em SP, deve se utilizar a CFOP: 6.932  pois está iniciando o transporte em um local diferente de onde possui inscrição estadual.

Pode acontecer também o seguinte, essa mesma empresa de SP, fazer um frete de uma cidade da BA para outra cidade da BA, nesse caso deve se utilizar o 5.932 pois o frete inicia e termina no mesmo estado, porém ocorre em estado onde a transportadora não está inscrita.

O  dbFrete identifica automaticamente as CFOP’s que devem ser utilizadas, caso alguma esteja em divergência, favor entrar em contato que analisamos o caso.

 

Esse Post foi útil? deixe um comentario

8 pensamentos em “CFOP

  1. Olá, e quando se tratar de um frete iniciado fora do estado do prestador, em que o tomador for uma pessoa física ? Qual CFOP deve ser utilizada neste caso ?

  2. Olá bom dia!
    Estava com duvidas sobre o CFOP e este blog me ajudou, muito bom, teria alguma informação de como calcular o imposto? sei que é um Trem de coisas mais pesquisando acredito que obtendo dados da Nota (emit, dest), da forma de tributação das mercadorias ( cst ) contidas nela, Observando se é Nacional ou Estrangeira se Foi Tributada integral ou se Teve BC ST, ou se Isenta ou, ou, ou….. e sabendo-se a alíquota ( UF ) seria este o caminho para saber o CFOP, a BC a alíquota que vamos usar para calcular o imposto?

    • Bom dia Robson, ficamos felizes que nosso blog te ajudou.
      Infelizmente não temos conhecimento técnico nessa área, pois somos uma empresa que desenvolve software para transportadoras e nesses casos não se tem tributação de mercadorias, recomendamos que entre em contato com um contador, que com certeza ele saberá como te ajudar.

      Se houver mais alguma coisa que possamos te ajudar, deixe sua mensagem.

      Obrigado.

  3. Olá,
    Sabemos que o CFOP 6932 é utilizado nos casos de transporte iniciado fora do estado onde a transportadora possui inscrição estadual e o CFOP 6353 para prestação de serviço a estabelecimento comercial.
    Mas se meu cliente é um estabelecimento comercial sediado em estado diferente onde a transportadora possui inscrição?
    Qual CFOP devo utilizar?

    • Olá.
      O CFOP 6353 é utilizado quando o transporte inicia em um estado e termina em outro e a prestação é pra estabelecimento comercial.

      Agora exemplificando:, Se o comercio está no estado de SP e a transportadora no estado de MG e o frete iniciar em SP e for para MG, deve sempre utilizar o 6932, pois a transportadora não tem a IE no estado de SP, caso a transportadora faça no mesmo exemplo um frete de SP para SP, utiliza-se 5.932, de modo resumido, caso seja iniciado em local contrario da UF ou é 6932 ou 5932 qualquer coisa diferente disso a sefaz irá retornar um erro.

  4. Boa tarde, estou com um problema que está me deixando doida e não sei quem procurar. Tenho uma transportadora em SP e emito CTes de MG para SP (meu cliente é de SP). O pessoal do meu sistema diz que devo usa o CFOP 6.932 (que venho utilizando desde fevereiro), mas agora a minha contabilidade diz que eu devo usar o 5.932, qual é o correto para estes casos? Agradeço a ajuda.

    • Bom dia Juliana, tudo bem!?
      Certo, CFOP é mesmo um caso delicado, nesse teu caso por você ser uma transportadora de SP e emitir cte de MG para SP deve se utilizar a CFOP 6.932
      Utilizaria a CFOP 5932 apenas se você transportasse de MG para MG.
      Ficariamos felizes em poder te ajudar e oferecer nosso sistema para transportadora, sistema completo com emissão de CT-e,MDF-e,CIOT,Financeiro completo e muito mais. Além do sistema prestamos trabalhos de consultoria como esse que acabamos de te ajudar, tudo incluso na mensalidade do software.

      Caso fique alguma dúvida nos avise.

Deixe um Comentário